Saltério Reformado

11/09/2011

Salmo 89 (Genebra)

Filed under: Salmos Metrificados — Tags:, , — Lucas G. Freire @ 14:39

[Video]

1 Pra sempre_eu cantarei
do Teu amor, SENHOR.
Meus lábios contarão,
a cada geração,
que Tu és mui fiel
2 “Pra sempre_és mui bondoso!”,
assim eu quis dizer.
A Tua fieldade
confirmarás nos céus,
Dizendo, declarando:
3 “Um pacto com Davi
jurei, meu escolhido”.

4 “Pra sempre_eu firmarei
as gerações do Rei:
Por cada geração,
Teu trono_eu firmarei”.
5 Celebra, pois, o céu
as Tuas maravilhas
SENHOR, todo_Israel
Te louva_a fieldade.
6 Quem se compara_a Ti?
Nem mesmo qualquer anjo!
7 É mui tremendo Deus
aos santos que_o rodeiam.

8 SENHOR, das hostes Deus,
Quem tem poder assim?
Quem é igual a Ti,
SENHOR, fiel assim?
9 Quando se_agita_o mar
Com ondas turbulentas,
Tu podes amainar,
Dominas sua fúria!
10 Como_em ferida_atroz,
Raabe Tu calcaste.
Com braço de poder
Tiraste_os inimigos.

11 A terra_e_o céu são Teus;
O mundo,_e tudo_ali,
Fundados, sim, por Ti.
12 Fizeste_o Norte_e Sul
Tabor, e_Hermom também,
Exultam em Teu nome.
13 Ó braço de poder!
Ó destra elevada!
É forte_a Tua mão.
14 Justiça_é o Teu trono,
Direito_e graça, sim!
Verdade Te precede.

15 SENHOR, é mui feliz
O povo_a jubilar
Que anda_em Tua luz:
16 Pra sempre_a se_alegrar,
Justiça_a lhe_exaltar.
17 Pois és a glória_e força
E_em Teu favor está
A nossa fortaleza.
18 Porquanto_a Deus SENHOR
Pertence_o nosso_escudo.
Ao Santo de_Israel,
Que_é nosso Rei Supremo.

19 Outrora, em visão,
Falaste_aos santos Teus:
“Poder de socorrer
Quis dar a quem chamei,
Por entre_o povo Meu”.
20 “Achei Davi, meu servo,
Com óleo santo_ungi.
21 Meu braço_o fortalece.
22 Aflito não será,
Por quem é inimigo:
23 Pra ele_esmagarei
Os seus rivais maldosos.

24 Bondoso lhe serei.
Meu nome bem fiel
Lhe cresce o poder.
25 O mar lhe ponho_à mão.
26 Invoca-me, “Ó Pai,
Da salvação és Rocha!”
27 Por isso,_hei de_o fazer
Primaz dos reis da terra.
28 Pra sempre_hei de manter
Gracioso_e firme pacto.
29 Eterna prole_eu dei,
Um trono que perdura.

30 Se_a minha justa lei
Algum dos filhos seus
Quiser, pois, afrontar,
31 Preceitos violar
Deixando de_os guardar,
32 Decerto_Eu dou castigo:
Açoito_a transgressão,
33-34 Mas sem tirar bondade!
O pacto_eu manterei:
Perduro_em fieldade!
Jamais o_alterarei:
Juraram-no meus lábios!

35 Jurei, pois santo_eu sou,
Nem falho com Davi:
36 “Teu trono durará
E_a prole, como_o sol!
37 Sim! Como_a lua_está
Firmado, para sempre:
Fiel, ali no céu”.
38 Porém, repudiaste:
Quiseste rejeitar,
Deixar o teu Ungido!
39 Quebraste_o pacto,_assim,
Tirando-lhe_a coroa.

40 Fizeste, pois, cair,
Seus muros, ar-ruinar.
41 Quem passa, quer zombar
Após o despojar.
42 Fizeste exaltar
A destra de_inimigos.
43 A_espada,_assim, virar
Na luta, abandonaste.
44 Fizeste,_enfim, cessar
Seu esplendor, seu trono;
45 Também, envergonhar:
Que curta mocidade!

46 ‘Té quando, ó SENHOR?
Pra sempre_esconderás?
A tua ira,_ó Deus,
Qual fogo_há de arder?
47 Lembra: que vivo_assim:
Em vida passageira!
48 Que homem não verá
A morte, ou sepulcro?
49 Responde-me, Senhor:
“Fiel benignidade
Jurada_ao rei Davi:
Será pra nós cumprida?”

50 Senhor, vem Te lembrar
De como_aconteceu:
Teu servo_aqui sofreu!
Assim, fico_a vagar,
Comigo a trazer,
No peito, tanta_injúria
D’inúmeras nações;
51 Opróbrio de_inimigo,
Profana_o caminhar
Que faz o Teu ungido.
52 Bendito_é o SENHOR!
Amém! Pra sempre seja!

(Métrica: Lucas G. Freire Set. 2011)

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

