Saltério Reformado

04/09/2011

Salmo 102 (Genebra)

Filed under: Salmos Metrificados — Tags:, , , — Lucas G. Freire @ 20:23

[Video]

Parte I
1 Ouve-me_,ó SENHOR, a prece,
Que Te_alcancem meus clamores.
2 Quando_angustiado_estou,
Quando_é tempo de clamor,
Não me_ocultes o Teu rosto
Dá-Te pressa_em acudir-me.
3 Minha vida se_esfumaça,
Ossos ardem qual fornalha!

4-5 De comer o pão me_esqueço,
Os meus ossos já grudaram.
Como_a erva_é o meu ser,
Dolorido_é_o meu gemer.
6 Qual coruja das ruínas,
Pelicano no deserto,
7 Sem dormir, bem solitário,
Como_o pássaro_em telhado.

8 Toda hora_os inimigos,
Furiosos, como_insultam!
Com meu nome_a praguejar.
9 Bebo lágrimas sem par,
Cinzas são meu alimento.
10 É porque, com Tua ira,
Indignado,_assim fizeste:
Me_elevaste_e rebaixaste.

Parte II

11 Como_a sombra que declina,
São meus dias, como_a relva!
12 Tu, SENHOR, pra sempre és,
Sempiterno_éo nome Teu!
13 De Sião terás piedade
Já é hora de clemencia!
14 A Sião Teus servos amam,
O seu pó e_as suas pedras.

15 Do SENHOR o nome_excelso
Honrarão os reis diversos.
Cada povo e nação
Sua glória temerão.
16 A Sião edificando,
O SENHOR em glória veio,
17 Atendeu ao oprimido,
Escutou_ao seu anseio.

18 Ficará bem registrado
Para_um povo_a ser criado –
(Geração pós geração
Ao SENHOR fará canção!) –
19 “O SENHOR, do santuário,
Seu olhar baixou à terra
20 Dando_ouvido_ao réu que berra,
Libertando-o, pois, da morte”.

Para_ouvir quem é cativo,
Resgatar o condenado,
21 Para proclamar louvor
Ao bom nome do SENHOR –
(Em Sião anunciado,
Em Jerusalém falado) –
22 Quando_os povos reunirem
Para_o SENHOR DEUS servirem.

Parte III

23 Ele me_abateu a força,
Meu caminho_abreviou.
24 Eu dizia: “Ó Deus meu,
Que não queiras me levar,
Na metade desta vida.
Tu, que_és sempiterno_assim:
Cujos anos se estendem
Uma geração pós outra”.

25 No princípio desta terra,
Tu lançaste_os fundamentos.
E do céu és Criador.
26 Ambos hão de perecer,
Como_a roupa velha, mudam.
26-27 És, porém, o mesmo sempre!
28 Os Teus servos, que seguros!
Consagrada_é sua prole.

(Métrica: Lucas G. Freire, Set. 2011)

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

