Saltério Reformado

18/05/2011

Salmo 139 (Genebra)

Filed under: Salmos Metrificados — Tags:, , , — Lucas G. Freire @ 19:12

[Video]

1 SENHOR, sondaste-me,_a saber
2 Meu assentar e levantar;
Penetras, longe, meu pensar,
3 O meu andar e_o meu deitar.
Conheces todos meus caminhos,
Tudo_esquadrinhas, ó meu Senhor.

4 Mal a palavra me_ocorreu,
SENHOR, já sabes qual será.
5 Tu me cercaste_aqui e_ali,
A mão colocas sobre mim.
6 Ciência que_é maravilhosa:
Transcende, não consigo_atingir!

7 Onde_eu me_esconderei de Ti,
Do Teu Espírito_a fugir?
8 Se_eu vou aos céus, Tu lá estás;
Ou se no_abismo_eu me deitar!
9 Se_as asas d’alva_ao mar me levam,
10 A Tua destra me susterá.

11 Se_eu digo: “trevas me virão,
e_a luz aqui vai se_apagar”
12 Nem mesmo_assim no_escuro_estás:
Trevas e luz, pra Ti, Senhor,
São, ó meu Deus, a mesma coisa;
Portanto, não te vão ofuscar.

13 Formaste_o meu interior:
Tu me teceste_em minha mãe.
14 Graças Te dou, ó meu Senhor,
Pois, assombroso_é Teu poder,
Que me formou! Quão grandes obras!
Minh’alma muito bem quer louvar.

15 Oculto_abismo me_abrigou,
Meus ossos, ‘inda_em formação;
15-16 Me viste_informe, mesmo_assim!
16 Meus dias, antes de_eu nascer,
Em livro, já determinaste:
Escrito_um plano, pra cada um.

17 Quão preciosos para mim,
Ó Deus, os pensamentos Teus!
São incontáveis, a perder!
18 Não posso todos numerar:
Excedem todos grãos de_areia
Jamais daria para_os contar!

19 Tomara venhas liquidar,
Quem é perverso, ó meu Deus.
Homens de sangue, muito maus,
Agora_apartem-se de mim!
20 Rebeldes, falam só malícia:
É contra Ti que_atentam motim!

21 SENHOR, desprezo_a cada um
Que te_aborrece_ao intentar
Revolta,_ó que_abominação!
22 Com ódio consumado_eu vou
Aborrecer tais adversários,
Pois são, de fato,_hostis ao Senhor!

23 Conhece,_ó Deus, meu coração
Sonda,_examina_o meu pensar
24 Vê se_há em mim caminho mau
E_assim, Senhor, vem me guiar
Pelo caminho que_é eterno,
(23) Ó vem sondar e me_examinar!

(Métrica: Lucas G. Freire, Maio 2011)

2 Comentários »

  1. amanhã vou experimentá-lo; o poema tá bom

    Comentário por edson — 18/05/2011 @ 20:35

  2. Experimentou? 🙂

    Comentário por lgfreire — 23/05/2011 @ 07:32


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

