Saltério Reformado

03/09/2010

Salmo 119 (Genebra v.1-40)

Filed under: Salmos Metrificados — Tags:, , , — Lucas G. Freire @ 18:19

[Video PsalmProject]

[Video Espanhol]

I. ALEPH (v.1-8)
1 Quem é irrepreensível no andar,
É mui feliz, nas leis de Deus caminha.
2 Feliz quem guarda_a Sua prescrição,
E quem de coração a Javé busca
3 Iniquidade não vive_a fazer
Nos Seus caminhos retos este anda.

4 Teus mandamentos ordenaste Tu
Pra que cumpramos todos em detalhe.
5 Possam os passos meus mui firmes ser,
Que_eu observe todos Teus preceitos!
6 E não terei de que me_envergonhar,
Seguindo todos os Teus mandamentos.

7 Render-Te-ei ações de graça,_ó Deus
De coração com muita_integridade
Quando_aprendido eu, assim, tiver
De um em um, Teus mandamentos todos.
8 Os Teus decretos, Deus, eu cumprirei
Ó meu Senhor, jamais me desampares.

II. BET (v.9-16)
9 De que maneira_o jovem poderá
Guardar bem puro todo_o seu caminho?
Cumprindo_o que a Tua palavra diz.
10 Não deixes que eu fuja_aos mandamentos,
De todo_o coração eu Te busquei.
Dos mandamentos Teus, que eu não fuja.

11 A fim de que_eu não peque contra Ti,
Guardo no coração as Tuas palavras.
12 És mui bendito, ó Senhor Javé;
Vem ensinar-me todos Teus preceitos.
13 Com os meus lábios fico a narrar
Todos os juízos que proferes.

14 Alegro com a senda da Tua Lei,
Mais do que_alegro_em todas as riquezas.
15 Nos Teus preceitos eu meditarei:
Às Tuas veredas eu terei respeito.
16 Tu-a palavra não esquecerei,
Muito prazer terei nos Teus decretos.

III. GUÍMEL (v.17-24)
17 Sê generoso com o servo Teu,
Pra que eu viva_e cumpra Tua palavra.
18 A venda dos meus olhos vem tirar,
Da Tu-a lei, que_eu veja_as maravilhas.
19 Sou peregrino nesta terra, ó Deus:
De mim os Teus mandados não escondas.

20 A minha alma esmagada_está
Por desejar, constante,_os Teus juízos.
21 Tu increpaste orgulhosos, maus,
Que se desviam dos Teus mandamentos.
22 O meu desprezo_e_opróbrio vem tirar:
Tenho guardado os Teus testemunhos.

23 Príncipes foram juntos se_assentar
E, ao fazê-lo, contra mim falaram
Mas o Teu servo quis considerar,
Sim, quis considerar nos Teus decretos.
24 Teus testemunhos são o meu prazer
Eles também são os meus conselheiros.

IV. DÁLET (v.25-32)
25 A minha alma está chegada_ao pó;
Oh, dá-me vida pela Tua palavra.
26 Os meus caminhos todos Te expus.
Valeste-me: ensina Teus decretos.
27 Nas tu-as maravilhas pensarei,
Faz-me_atinar à senda dos preceitos.

28 Minh’alma chora porque triste_está;
Deus, dá-me força pela Tua palavra.
29 Com Tua lei vem me favorecer,
Afasta-me_o caminho que é falso.
30 Eu escolhi caminho que_é fiel
E decidi-me pelos teus juízos.

31 Eu me apego_aos testemunhos Teus;
Senhor, que eu não seja_envergonhado:
Javé, não venhas isso permitir.
32 Por onde passam os Teus mandamentos,
Percorrerei o Teu caminho_ó Deus,
Quando o coração me alegrares.

V. HE (v.33-40)
33 O Teu caminho_ensina-me, Senhor,
Pra sempre seguirei os Teus decretos.
34 Eu guardarei Tua lei de coração
Se_entendimento,_ó Deus, me concederes.
35 Guia-me_à senda do Teu prescrever
Pois é que nela meu prazer reside.

36 Vem inclinar, Senhor, meu coração
Rumo aos testemunhos que prescreves
Longe o põe, assim, do cobiçar.
37 Senhor, também desvia os meus olhos:
Não possam vaidade enxergar!
Vem, vivifica-me no Teu caminho.

38 Confirma_ao servo Teu, Senhor Javé,
Promessa que fizeste_aos que Te temem.
39 Teus julgamentos, Deus, são muito bons:
Põe longe_a mim o_opróbrio, este temo.
40 Por Tua justiça vem vivificar:
Por Teus preceitos tenho suspirado.

(Métrica: Lucas G. Freire, Ago. 2010)

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

